Notícias Recentes

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Anunciados vencedores do IgNobel 2009

IgNobel

A revista Improbable Research anunciou os vencedores da edição de 2009 do IgNobel, prêmio entregue às pesquisas "que nos fazem rir primeiro e pensar depois".

Confira a lista abaixo:

Veterinária: Catherine Douglas e Peter Rowlinson, da Universidade de Newcastle, Inglaterra, por provar que vacas que têm nomes dão mais leite do que as que não têm.

Paz: Stephan Bollige, Steffen Ross, Lars Oesterhelweg, Michael Thali e Beat Kneubuehl, da Universidade de Berna, Suíça, por determinarem — através de experimento prático — se é melhor ser atingido na cabeça por uma garrafa de cerveja cheia ou vazia.

Economia: Diretores, executivos e auditores dos quatro maiores bancos da Islândia, por demonstrarem que bancos pequenos podem virar grande e vice-versa — e pela demonstração prática de que o mesmo pode acontecer com a economia de um país inteiro.

Química: Javier Morales, Miguel Apátiga e Victor M. Castaño, da Universidade Nacional Autônoma do México, por criar diamantes a partir de tequila.

Medicina: Donald L. Unger, de Thousand Oaks, Califórnia, por investigar uma possível causa da artrite em seus dedos estalando os dedos da mão esquerda todos os dias — e nunca os da direita — todos os dias por mais de 60 anos.

Física: Katherine K. Whitcome, da Universidade de Cincinnati, Daniel E. Lieberman, da Universidade de Harvard, e Liza J. Shapiro, da Universidade do Texas, por determiunarem analiticamente porque as colunas das mulheres grávidas não entornam.

Literatura: polícia da Irlanda, por escrever e entregar mais de 50 multas de trânsito ao pior motorista do país — Prawo Jazdy, cujo nome em polonês significa "licença de motorista".

Saúde Pública: Elena N. Bodnar, Raphael C. Lee e Sandra Marijan, de Chicago, por criarem um sutiã que vira máscara protetora.

Matemática: Gideon Gono, presidente do banco central do Zimbábue, por forçar a população a lidar com uma grande variedade de números. O motivo: o país possui notas de valores que vão de um centavo a cem trilhões de dólares.

Biologia: Fumiaki Taguchi, Song Guofu e Zhang Guanglei, da Universidade de Ciências Médicas de Sagamihara, Japão, por demonstrarem que bactérias extraídas das fezes de pandas gigantes podem compactar a massa do lixo doméstico em mais de 90%.

0 comentários: